terça-feira, 5 de agosto de 2008

Piratas do Vale do Silício

Resenha Crítica por: Mirtes Simões Pires Berwig

O filme "Pirata do Vale do Silício" conta a história do inicio de duas empresas lideres mundiais no mercado de tecnologia; Microsoft e Appel.
São empresas que surgiram quase que instantaneamente, e com a mesma ideia, desenvolver computadores pessoais.
O filme narra a saga de seus fundadores em busca de fundos e patrocínios, para desenvolver seus projetos, em uma época em que as pessoas riam da ideia de vender computadores pessoais, achavam que era como "vender geladeiras para esquimó", na realidade essa foi a maior dificuldade de Bill Gates e Steve Jobs, derrubar culturas.
Bill Gattes conseguiu em 1980 vender para a IBM o sistema operacional DOS, um sistema que não haviam desenvolvido e que no momento da negociação nem existia. Os executivos da IBM achavam que o lucro estava na venda das máquinas e não no software.
Eles compraram o sistema de outro e adaptaram para a Microsoft com o nome de Windows.
A Appel conseguiu a interface gráfica e o 1º mouse, ludibriando os desenvolvedores da Xerox.
O filme mostra que para esses homens a informática foi muito mais que um negócio, passou a ser um fanatismo, uma espécie de religião. Mostra também que a falta de honestidade entre eles foi uma das maneiras de crescimento dessas empresas.
O que se pode observar neste filme é a genialidade, esperteza, senso de oportunidade e visão de futuro que esses homens tiveram.

Nenhum comentário: